Luiz...
Dr. Luiz Otávio da Fonseca, 76 anos, era patologista e clínico geral, e por 16 anos foi professor de Bioquímica na Universidade Federal do Pará (UFPA), instituição em que cursou Medicina. A família acredita que ele se contaminou atendendo seus pacientes, pois, mesmo idoso, durante a pandemia se recusou a parar, pois dizia que precisava ajudar as pessoas.
Por muitos anos, ele trabalhou em vários laboratórios de Belém na patologia. Mas, o atendimento aos pacientes era sua paixão, seu compromisso de vida. Atuava no município de Igarapé-Miri em Clínica Médica, onde atendia desde criança, idosos, mulheres grávidas e estava sempre disposto a ajudar a salvar vidas, a curar pessoas.
Dr. Luiz Otávio é definido pelos familiares e pelos amigos e pacientes que lidaram com ele, como uma pessoa muito simples e muito dedicado à medicina.
Seus filhos Márcia e Aluízio Fonseca seguiram os passos do pai e se tornaram médicos, tendo Dr. Luiz Otávio como grande referência. Dr. Aluizio também foi uma das vítimas da covid-19.
Luiz Otávio deixou mais outros dois filhos: Fabrício e Thércia. Ele era casado com Hadsan Taiana da Fonseca.
Gostava muito de se reunir com a família e tinha a pescaria como um grande hobby.
Uma de suas maiores alegrias era reunir com a família em torno da mesa para um almoço animado. Também gostava de viajar com os filhos, a quem tinha uma ligação de vida muito forte. Sua última viagem em família foi à Disney, que os filhos dizem ter sido uma grande emoção, uma espécie de despedida.
Ele gostava muito de praia e de ouvir as músicas de Roberto Carlos, de quem era fã de carteirinha e tinha até a coleção completa de discos. Mas também amava ouvir outros grandes nomes da MPB. Nos últimos 23 anos, se dedicou a cuidar da população do interior do Estado do Pará, atendendo pelo Sistema Único de Saúde.
A filha Márcia define o pai como "a pessoa que mais me ensinou tudo de bom que tenho na vida. Ele era humilde, muito boa pessoa, morreu lutando. Meu pai foi meu herói. Tudo que eu tenho de bom aprendi com ele e meu irmão".
Além dos filhos, Dr. Luiz Otávio da Fonseca amava os netos e deixou muitas saudades entre eles: Laura, Luíza, Lívia, Luiz Otávio Neto, Igor, Carolina e Márcio. Seu nome ficará para sempre cravado em sua memória e corações.
*Texto baseado em entrevista com a filha Márcia Lorene Gonçalves Fonseca