Josefina Rita Darwich Borges Leal, 73 anos

Pediatra

Falecido em 08/05/2020

Josefina ...

Dra. Josefina Rita Darwich Borges Leal tinha 73 anos, era Pediatra e uma médica que prezava pelo atendimento humanizado no Sistema Único de Saúde (SUS). Ela tinha profunda empatia por seus pacientes, foi uma médica acolhedora e profundamente sensível ao emocional e às condições de vida daqueles que dependiam de seus cuidados, na maioria das vezes pessoas em situação vulnerável.

Formada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), ela atuou pelo SUS em Belém, Salvador, Manaus e Niterói (RJ). Muito dedicada, fazia questão de ajudar as pessoas mais necessitadas e era adepta de procurar sempre a boa alimentação como forma de prevenção e tinha uma relação muito próxima com as famílias de seus pacientes.

A Medicina foi um grande amor e um enorme desafio na vida da Dra. Josefina. Ela costumava contar que estudava com filho pequeno numa mão e a apostila da faculdade na outra.

Josefina Darwich

Considerada uma médica muito culta, Dra. Josefina adorava literatura, escrevia muito bem, era amante da natureza, da teologia e da filosofia e mantinha o dom da oratória. Nos últimos três anos gostava de usar as redes sociais para escrever e contagiava com suas envolventes reflexões sobre a vida e a fé.

Era casada com Antônio Borges Leal Neto, com quem tinha uma relação de muito amor e companheirismo e tinha três filhos: Ana Cristina, Antônio e Antônio José. Ela era emocionalmente muito envolvida com a família, especialmente na relação muito afetuosa com os netos: Gabriel, Luísa, Lucas, Mariana, Geovana e Lívia, a quem ela fazia questão de estar sempre junto.

Josefina Darwich

Dra. Josefina gostava muito de MPB e dos clássicos do Cartola e Lupicínio Rodrigues e contagiava a todos com suas envolventes reflexões sobre a vida e as questões da fé.

*História escrita a partir de entrevista com Antônio Cláudio Darwich Borges Leal, Filho