Danilo David Santos Silva, 33 anos

Psiquiatra

Falecido em 10/05/2020

Danilo...

Danilo David Santos Silva era psiquiatra, tinha apenas 33 anos e há quase dez anos morava no Rio de Janeiro, onde atuava em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), do Sistema Único de Saúde (SUS), e como médico de emergência em uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA).

Nasceu em Belém em uma casa humilde que no inverno ficava com água até o meio da perna. A mãe, manicure e diarista; e o pai, vidraceiro, lutaram muito para bancar a escola do filho. Aos 16 anos passou em três faculdades: Enfermagem, Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental. Danilo começou a cursar Enfermagem, mas o sonho era Medicina. Dois anos depois resolveu prestar vestibular novamente na Universidade Estadual do Pará (UEPA), onde passou em segundo lugar.

Danilo David Santos Silva

Foi para o Rio fazer residência médica onde conheceu o marido, o acadêmico de medicina, Gilberto Vasconcelos Amaral, com quem sonhava viajar para o Canadá. Alvo de todo tipo de preconceito, pela orientação sexual e pela cor, Danilo nunca se deixou abalar. Depois de ser chamado de “crioulo” por um paciente, atendeu o homem com presteza, mas após o atendimento foi para a delegacia registrar um B.O por racismo.

Sempre falou abertamente sobre preconceito, chegando a participar do programa Encontro, que discutiu o racismo; e da série Sob Pressão, relatando o dia a dia do médico em uma sala de urgência e emergência.

Danilo David Santos Silva

Ele começou a apresentar sintomas da Covid após plantão em uma UPA em um final de semana, onde tinha casos de covid-19.

Dr. Danilo foi um médico muito comprometido com o trabalho; no CAPs onde atuava na região da Baixada Fluminense era muito querido pelas equipes e pelos pacientes. Era muito humano e tratava todo mundo igual. Foi muito bem acolhido pelo jeito simples e gentil de se comportar com toda a equipe.

Viajar era o seu hobby e também gostava muito de ouvir música. Ele sonhava em ir para o Canadá junto com o companheiro.

*História escrita a partir de entrevista com o marido, Gilberto Vasconcelos Amaral e sua irmã Daniele Santos da Rocha, informações divulgadas na mídia.