Agostinho Hermes de Miranda Neto, 70 anos

Clínico geral e homeopata

Falecido em 15/05/2020

Agostinho...

Dr. Agostinho Hermes de Miranda Neto (CRM – 998), era uma pessoa inspiradora.

Era casado com Fátima Miranda, com quem teve dois filhos, Tatiana e Augusto e duas netas, Isabela e Júlia, as paixões de sua vida. Júlia também ajudou a compor o relato sobre seu avô mandando um áudio, onde expressa todo seu amor: “Sou a Júlia e queria falar do vovô. Tou com muita saudades dele”.

Agostinho Hermes de Miranda Neto

Dr Agostinho atuava como médico do Sistema Único de Saúde (SUS), na Unidade de Saúde da Vila da Barca, em Belém. Agostinho Miranda era clínico geral e homeopata e atuava também em Medicina do Trabalho. As músicas que o inspirava eram as canções de Chico Buarque e Roberto Carlos. Era um homem religioso, sempre foi uma pessoa muito sincera, agradecido por toda sua trajetória e conquistas na vida e ensinou isso aos filhos e familiares. Ele vivia o que acreditava. Dr. Agostinho tinha sempre um sorriso nos lábios, por isso, era muito difícil para família saber quando ele tinha algum problema.

Era muito rigoroso e dedicado ao seu trabalho e mesmo quando tinha algum problema de saúde não faltava à Unidade da Vila da Barca, porque sabia que as pessoas precisavam dele.

Muito sensível e dedicado, tinha vocação pela medicina e por ajudar ao próximo. Atuou como voluntário em uma creche no bairro do Tucunduba, em Belém. Às quartas-feiras atendia pessoas idosas em situação de vulnerabilidade na Casa do Pão, programa social da Igreja dos Capuchinhos. Também na Igreja dos Capuchinhos atuava no grupo de teatro, onde há 15 anos fazia o papel de Pilatos na peça da Paixão de Cristo. Essa paixão pelas artes, dr. Agostinho levou para o projeto cultural do Sindmepa. Sua última apresentação como ator foi justamente no palco do Sindmepa com a peça denominada Cura. Ele amava o teatro e incentivava os jovens a se engajar na arte.

*História escrita a partir de entrevista com a filha, Tatiana Miranda.