Mauro Guimarães, 48 anos

Clínico geral

Falecido em 19/04/2020

Mauro...

Esbanjava alegria. Era a alegria em pessoa, pois nunca se aborrecia com nada e nunca reclamava de nada. É assim que o dr Mauro Guimarães é definido por familiares e amigos que acompanhavam sua trajetória de vida e convieram com ele até os 48 anos, quando faleceu. Cursou Medicina na Universidade Estadual do Pará (UEPA) e apesar de começar a carreira atendendo pacientes na capital paraense, encontrou nos municípios do interior do Estado, a alegria de servir à população mais simples e mais necessitada de atendimento de saúde. Era comprometido com a saúde de seus pacientes e médico muito atuante na comunidade em que servia em Marapanim. Mauro se identificava com o interior, com a população do interior. Ajudava muito as pessoas, era muito prestativo.

Como clínico geral, atuou nos municípios de Marapanim, Igarapé-açu e dirigiu a UPA de Castanhal. Os familiares acreditam que ele se se contaminou no ambiente de trabalho, pois manteve o atendimento durante a pandemia da covid-19.

Mauro Guimarães

Dr. Mauro foi criado em uma família com mais sete irmãos e amava se reunir com seus familiares e com amigos no sítio, na localidade de Araticum, em Marapanim, onde gostava de descansar, ouvir música de sua cantora preferida, Ivete Sangalo.

Amava a vida. E adorava viajar, especialmente para Fortaleza e para ilha de Algodoal, onde passou várias temporadas com a família.

Os familiares sentem muito a perda do irmão querido e tão dedicado ao próximo, como o descrevem. Acreditam que essa é uma homenagem mais do que merecida ao dr. Mauro, que tanto fez pela saúde pública no estado do Pará.

*História escrita a partir de entrevista com sua irmã Maristela Guimarães