Helena do Rosário Vieira, 68 anos

Pediatra

Falecido em 29/04/2020

Helena...

Helena Do Rosário Vieira, aos 25 anos se formou em medicina pela UEPA, em 1977. No início, conciliava a medicina com a pedagogia (era professora do jardim do colégio Gentil), mas acabou optando por trabalhar na área médica, pois a demanda era intensa dos pacientes de pediatria dos hospitais Pio XII, Hospital Naval e na Fundação da Criança e Adolescente, onde atuava.

Como médica auditora, trabalhou na auditoria médica do Ipasep e Sespa. Porém foi aos 43 anos que se redescobriu na profissão. Fez especialização na área de Urgência e a partir daí passou a trabalhar na linha de frente, cuidando da população mais carente em estado grave nas urgências e no seu consultório particular.

Deixou de luto três irmãos, três filhos e a neta Luiza, sua maior felicidade, junto com seus cachorrinhos.

Helena Do Rosário Vieira

Seu último plantão foi no dia 09/04/2020 na UPA da Cidade Nova, em Ananindeua –PÁ. Nesse dia trabalhou 12 horas salvando vítimas da pandemia, e após o plantão estava exausta. Era ali que começava o que seria uma batalha pela própria vida, infelizmente vencida pelo vírus.

Helena amava a vida e nas horas de folga se dedicava a ouvir música, especialmente MPB que adorava. Sua filha Lena, dedicou à mãe o trecho da letra da música do cantor, compositor e formado em medicina Aldir Blanc: “O bêbado e a equilibrista”:
“Chora, a nossa Pátria mãe gentil
Choram Marias e Clarisses
No solo do Brasil”.