Gilberta Bensabath, 95 anos

Epidemiologista

Falecido em 13/05/2020

Gilberta...

Dra. Gilberta Bensabath era epidemiologista, formada pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Tinha 95 anos e dedicou sua vida à pesquisa científica na Amazônia. É considerada na comunidade científica do Pará como uma desbravadora da Transamazônica, por sua atuação na região na pesquisa e aplicação para melhoria de vida das populações locais. Ela dirigiu o Instituto Evandro Chagas (IEC) na década de 1970, uma das instituições de pesquisa mais respeitadas do mundo. Sua atuação como pesquisadora foi tão relevante que a atual direção do instituto prestará uma homenagem à médica, dando o nome de Gilberta Bensabath ao IEC em Ananindeua/PA.

Dra. Gilberta Bensabath era reverenciada pelos pesquisadores de todo o país.

Gilberta Bensabath

A pesquisadora trabalhou no IEC desde a década de 1960, iniciando seus trabalhos no Belém Vírus Laboratory, tendo estudos importantes que culminaram na prevenção e no esclarecimento clínico, epidemiológico e etiológico das hepatopatias fulminantes da Amazônia brasileira, além de outras relevantes contribuições científicas na área da saúde.

No período em que esteve como diretora do IEC (1975-1979), deixou como legado a criação das Seções de Patologia e Biotério, implantação do Centro Nacional de Primatas e a aquisição do terreno, que se tornaria a sede do IEC, em Belém.

Com sentimento de gratidão e solidariedade os amigos e pesquisadores dedicaram homenagem especial à dra, Gilberta Bensabath, que cumpriu sua missão com dignidade, seriedade, dedicação e competência e deixou um admirável exemplo a ser seguido por todos que compartilharam suas vivências.

*Texto escrito a partir de depoimentos de pesquisadores e amigos que homenagearam Dra.Gilberta Bensabath*