Octávio Augusto Britto Gomes de Souza Júnior, 58 anos

Gastroenterologista e Professor da UFPA e UEPA

Falecido em 29/05/2020

Octávio...

Dr. Octávio Augusto Britto Gomes de Souza Júnior tinha 58 anos, era gastroenterologista e professor-doutor do curso de Medicina da Universidade Estadual do Pará (UEPA) e da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Além do amor à Medicina, adorava dar aulas, ensinar o ofício de salvar vidas aos futuros médicos. A família afirma que ele era a pessoa extremamente dedicada e apaixonada pelo trabalho e que se empenhava muito, seja no atendimento aos pacientes seja no trato com os alunos.

O maior exemplo deixado pelo médico foi a excelência em tudo o que fazia: disciplina, ética e dedicação. Era apaixonado pelo trabalho e tinha paixão pelo ensino da Medicina.

Ele era o grande pilar da família, aquele ao qual todos recorriam quando tinham desde uma gripe até algo mais grave. Sempre animado, divertido, adorava fazer piadas e brincadeiras nas reuniões em família e arrancava gargalhadas de todos. Um menino ainda habitava dentro daquele coração.

Dr. Otávio tinha uma única filha: Andressa Marinho Gomes de Souza. Andressa acredita que ele foi contaminado no trabalho, pois não parou a atividade durante a pandemia.

Nos raros momentos em que ele se “desligava” da vida médica era para fazer breves viagens com a filha. Adorava levar a filha para conhecer lugares novos, experimentar comidas diferentes. A última viagem juntos foi para Bariloche. Ele também adorava andar de jet ski e passear de lancha, além de receber a família na sua casa para cozinhar para todos.

foto Octávio Augusto Britto Gomes de Souza Júnior

*História escrita a partir de entrevista com a filha, Andressa Marinho Gomes de Souza