José Marcelino Nunes da Silva Júnior, 51 anos

Médico de Família

Falecido em 23/04/2020

José...

“A minha fome, a minha sede, a minha dor, o meu cansaço não podem ser maior que a vontade de ajudar meus pacientes”. A frase, do dr. Marcelino Nunes da Silva Júnior, médico falecido aos 52 anos, diz muito sobre ele e sobre como encarava a vida e a profissão, quase com devoção.

Muito amado e querido, se destacava pela dedicação com que encarava a missão de cuidar das pessoas: “Não tinha hora, nem dia, nem data para sair e cuidar dos pacientes, sempre com um sorriso largo no rosto”, conta a esposa, Andréa do Socorro Braga de Oliveira, com quem foi casado por 32 anos e para quem a sua maior lição foi a humildade. “Era um exemplo de ser humano. Ensinava a humildade”.

Com Andréa, cultivava uma relação de grande companheirismo e amor, que resultou nos filhos José Victor e André Victor, dos quais também era grande companheiro. Extremamente amoroso, adorava brincar e viajar na companhia dos filhos.

Amava a vida e a profissão e sempre usava a sua famosa frase sobre o cansaço quando apareciam os empecilhos para cumprir sua missão de salvar vidas. Era muito devoto de Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora de Nazaré e mantinha uma fé inabalável.

“Marcelino era um cantor de consultório. Os pacientes achavam graça, porque ele os atendia cantando, contando piada, brincando, sem nunca deixar as doenças serem maiores que as pessoas. Nunca vou esquecer suas gargalhadas. Para muitos, ele era o melhor médico de família. Para mim, era muito mais”, conta Andréa.

“A partir de agora, quando os sinos de Belém tocarem lembrando nossos sonhos, que foram interrompidos com sua partida precoce, eu e nossos filhos sempre lembraremos de suas manias brincalhonas, de seu sorriso fácil, da amizade sincera e de sua benevolência sem limites”.

foto José Marcelino Nunes da Silva Júnior

*História escrita a partir de entrevista com a esposa, Andréa do Socorro Braga de Oliveira